A crise financeira que atingiu em cheio a Rússia respingou por tabela nos exportadores de carne bovina do Brasil. As exportações para o país em outubro simplesmente caíram pela metade porque os compradores russos não conseguiram finalizar as compras já contratadas.
Segundo relatório da
Scot Consultoria, em setembro foram enviadas 64,33 mil toneladas equivalente de carcaça para a Rússia e em outubro o volume caiu para 32,15 mil toneladas.
Para se ter uma idéia de como a Rússia é um mercado importante para a carne bovina do Brasil, um quarto de tudo que é exportado é destinado aos russos. Como eles ficaram com dificuldade de crédito, forçaram renegociações de preços com os exportadores brasileiros.
- Os russos disseram que não tinham condições de pagar e como ficava mais caro ou até mesmo impossível trazer de volta a carne que já havia sido despachada, os exportadores brasileiros foram obrigados a reduzir preços das mercadorias - explicou a consultora
Maria Gabriela Tonini.
A redução pela metade no volume de carne exportada para a Rússia provocou uma diminuição na mesma proporção no faturamento obtido com estas vendas. Enquanto em setembro o faturamento com as exportações atingiram US$204,08 milhões, em outubro o valor ficou em US$103,67 milhões.
Fonte:
O Globo. Economia. Por Álvaro Gribel. 17 de novembro de 2008.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>