O que o churrasco de cada fim de semana do brasileiro tem a ver com a lista da Unio Europia que restringiu as importaes de carne bovina nacional? Um mania no Brasil e outro, uma inveno de europeus pouco afeitos a esse hbito e desconfiados da carne produzida no Pas.
Parecem distintos, mas andaram juntos no ltimo ano e afetaram de maneira expressiva as cotaes da carne bovina consumida no mercado domstico.
Enquanto o fil
mignon - pouco presente na lista de compras dos churrasqueiros de fim de semana - despencou em 2008, a picanha alcanou picos de preos no ano passado.
A exportao caiu e sobrou fil
mignon, observa Istvn Wessel, proprietrio da Wessel Culinrias & Carnes. Ele fez um levantamento sobre os preos pagos aos frigorficos pelos cortes de fil no mercado interno, que mostra recuo de 11% entre janeiro e dezembro de 2008. Neste ano, at abril, a queda de 6,7%.
J a picanha subiu 26,3% em 2008, mas derrapou este ano, saindo de R$26,58 em janeiro para R$17,00 o quilo em abril.
A queda das exportaes de carne bovina para a Unio Europia, depois que o bloco definiu que apenas uma lista restrita de propriedades pode fornecer animais para abate, elevou a oferta de fil no mercado domstico no ano passado. A UE importou apenas 36,2 mil toneladas do Brasil em 2008, bem abaixo das 195.240 toneladas em 2007 - e os frigorficos tiveram de ofertar mais cortes nobres no Brasil. Assim, mesmo com a menor oferta de boi no mercado domstico, o fil ficou sob presso.
A demanda maior para o churrasco - e tambm o crescimento da renda - contriburam para levar a picanha s alturas em 2008. Mas a queda das exportaes para a Europa tambm influiu.
O Brasil exporta para a UE o chamado
rump and loins, que compreende o fil, o contrafil e o miolo da alcatra. A alcatra inclui a picanha, que no exportada e fica no mercado domstico. Com a queda nas exportaes do miolo da alcatra, a pea passou a ser vendida inteira por aqui. Portanto, faltou picanha, diz Wessel. Os preos tiveram comportamento desigual dependendo da demanda, e a queda das exportaes (para a Europa) causou reaes distintas.
Alm de picanha, o levantamento de Wessel mostra aumento dos preos de outros cortes que caram no gosto dos consumidores no Brasil nos ltimos anos. Em 2008, o quilo do bife de
chorizo, o contrafil, subiu 17,8% - no ano anterior j tivera valorizao de 32,4%. J o bife ancho, ou bisteca, teve alta de 37,2% no ano passado.
Na avaliao de Wessel, essa alta est relacionada a uma mudana no hbito de consumo no Brasil e ao avano das churrascarias tpicas argentinas. Ele afirma ainda que a melhora na qualidade desses cortes tambm levou a um crescimento da demanda.
No h nmeros disponveis, mas a percepo de que o churrasco - seja nas residncias ou churrascarias - representa grande parte do consumo de carne no Brasil, afirma o empresrio, segundo quem 60% das vendas de carne do varejo acontecem entre sexta-feira e domingo.
Nos primeiros meses deste ano, tanto a picanha quanto o fil registraram queda nos preos no atacado, mostra o acompanhamento feito por Wessel. Ele atribui o recuo ao perodo de safra no Brasil, que pressiona as cotaes do boi. A oferta ainda maior neste momento porque a seca em algumas regies de pecuria leva o criador a desovar os animais, observa.
No varejo, o fil voltou a subir neste ano, mas a picanha ainda est pressionada, segundo a
Scot Consultoria.
Fabiano Tito Rosa, analista da
Scot, observa que as cotaes no varejo se descolaram um pouco do atacado nos ltimos anos, por isso o comportamento diverso. Ele diz que atualmente 70% a 80% da carne comercializada no varejo vendida em supermercados. Nas grandes redes, afirma, o
mix de produtos extenso, o que influencia a definio dos preos em geral, inclusive o da carne. Depois do estouro da crise, caiu a exportao de carne, caiu o preo do boi e o preo da carne exportada, mas o varejo no acompanhou, afirma.
Para ele, o comportamento dos preos no varejo indica tambm que a crise global ainda no teve impacto no consumo do Pas.
E se 2008 foi o ano da picanha, h quem ache que em 2009 haver uma demanda maior por outros cortes. A razo que a alta expressiva dos preos da picanha deve levar os consumidores a buscar outros mais baratos, acredita uma fonte da indstria. Para Wessel, que no ano passado chegou a vender o quilo do produto a R$72,00 no varejo, tudo vai depender do comportamento das exportaes. Deve subir, mas no como no ano passado.
A picanha at pode perder espao, mas o churrasco do fim de semana est garantido.
Fonte:
Valor Econmico. Por Alda do Amaral Rocha. 14 de maio de 2009.
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