Em tempos de exportaes em queda, os grandes frigorficos brasileiros agora disputam fatias valiosas no mercado interno. O grupo JBS-Friboi iniciou na ltima semana uma reestruturao que incluiu a demisso de alguns executivos em sua matriz, em So Paulo, e a transferncia de outros para as unidades da companhia em outros estados. Segundo fontes da empresa, o JBS quer fortalecer a atuao dos centros de distribuio de varejo para aumentar suas vendas no mercado e recolocar carne no-exportada. Tambm com mesmo foco, o grupo Minerva, o quinto maior do Pas, avisou que vai construir outros centros de distribuio em regies estratgicas para aproveitar o espao deixado pelas indstrias que saram do mercado por dificuldades financeiras. A sada de alguns grupos deixou uma lacuna que estamos procurando aproveitar, diz o presidente da empresa Roberto Russo, para quem o mercado domstico tambm se tornou a principal alternativa.
A estimativa de que de 2007 para 2008 as indstrias com dificuldades financeiras deixaram de abater por dia 23 mil cabeas, o que representa, a grosso modo, 6,6 milhes de cabeas por ano e cerca de 1,4 milho de toneladas de carne (equivalente carcaa) - mais de 10% da produo de 2008, que deve ficar em 9,5 milhes de toneladas, segundo a
Scot Consultoria. Nesta conta, esto alguns grupos conhecidos como Frigoestrela, o Margem, o Quatro Marcos e o Arantes.
Muitos desses frigorficos tinham atuao em mercados regionais. Ento se criou uma lacuna que estamos buscando ocupar para compensar parte do recuo na exportao, diz Russo. Ele conta que at 2007, o mercado domstico consumia entre 60% e 70% da produo do Independncia, percentual que em 2008 ficou em 50%. Esse cenrio comeou a mudar com os impedimentos na Unio Europia e agora mais recentemente com a Rssia, que representa 15% dos nossos embarques, acrescenta.
At o fechamento desta edio, a assessoria do JBS no havia retornado as ligaes da reportagem. Mas fontes da companhia afirmam que ainda no est definida a quantidade de pessoas demitidas, apesar de se falar em nmero prximo a 100 pessoas, entre gerentes industriais e administrativos. As razes vo desde sobreposio de funes, necessidade de otimizar negcios at a descentralizao de operaes. Esse nmero pode ser menor, em torno de 60 pessoas, se mais colaboradores aceitarem serem transferidos para outros estados, diz a fonte. No comeo da tarde, a assessoria do JBS apenas garantiu que as dispensas de executivos no tm relao com corte de custos, como ocorreu recentemente com a Sadia S.A., que demitiu 350 pessoas para economizar R$44 milhes.
O frigorfico Minerva, que viu suas exportaes recuarem na mesma proporo da mdia nacional nos trs meses (em torno de 30%), tambm est com estratgia agressiva para abocanhar o mercado interno. Em outubro, a empresa inaugurou dois centros de distribuio (CD) - em Santa Catarina e no Esprito Santo - projetos j previstos pela companhia. Mas a persistente retrao internacional fez com que a empresa - que agora possui cinco CDs - planejasse implantar outros centros para fortalecer atuao no mercado interno. No podemos informar quantos centros e em que locais pois trata-se de informao estratgica. Mas est prevista, sim, a inaugurao de outros centros, afirma Ronald Aitken, superintendente de Relaes com Investidores do Minerva.
Aitken explica que, de fato, a empresa tem estratgia para aproveitar o crescimento da renda no mercado domstico, no entanto, nos ltimos meses essa participao aumentou em velocidade acima do que se imaginava, justamente pela retrao internacional. O encerramento das operaes de alguns players de mdio porte deixaram espaos que estamos buscando preencher, diz Aitken.
Ele informa que h dois anos o mercado interno (carne e boi vivo) representava 20% das vendas da companhia. No quatro trimestre de 2008 esse percentual fechou prximo de 37%. Neste primeiro trimestre do ano, essa participao deve ainda aumentar, talvez para patamares de 40%, acrescenta Aitken.
Nos ltimos anos consumindo 75% da produo de carne do Pas, o mercado interno deve ter elevado essa participao para quase 78%, j como efeito da queda nas exportaes - que em 2008 recuou 14% e em janeiro deste ano caiu 24%, segundo estimativa da
Scot Consultoria. Tivemos uma queda das exportaes, mas tambm uma produo cerca de 10% menor, pondera
Fabiano Tito Rosa, da
Scot Consultoria.
Ele recorda que o Brasil entrou no mercado internacional com volumes representativos a partir da virada dos anos 90 para 2000. O mercado domstico chegou a ser 90% das vendas dos frigorficos, lembra
Rosa.
Fonte:
Gazeta Mercantil. Finanas & Mercados. Por Fabiana Batista. 9 de fevereiro de 2009.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>