Taxa de câmbio, no entanto, ainda causa entraves aos negócios do Exterior e à rentabilidade dos produtores.
Passado o pior momento da crise, os preços internacionais da carne bovina mostraram recuperação. É o que revela um levantamento da Scot Consultoria. Mas os analistas afirmam que a taxa de câmbio ainda prejudica os negócios no Exterior e a rentabilidade dos produtores brasileiros.
De acordo com a Scot Consultoria, a crise causou insegurança entre os importadores de carne bovina. Eles resolveram liquidar estoques e comprar o mínimo possível, a preços mais baixos.
Com isso, entre setembro do ano passado e fevereiro deste ano, o produto desvalorizou 36% em dólar e 17% em reais. De fevereiro em diante, houve uma retomada dos negócios e a carne bovina se valorizou. Em dólar, a alta nos preços foi de 20%, e em reais, de 0,1%.
Mas a taxa de câmbio ainda é desfavorável para quem exporta carne bovina. Segundo a Scot Consultoria, a queda do dólar impede que o setor tenha rentabilidade nos negócios com clientes de outros países. Os analistas destacam que o governo brasileiro já estuda medidas para conter a valorização do real.
Fonte: Canal Rural. 2 de setembro de 2009.