O Brasil traz neste ano uma delegao de peso 12 Sial, que ocorre de hoje at sexta-feira, em Shanghai, o corao financeiro da China. Apenas do setor de carne bovina, so 12 empresas. Caf, mel e prpolis esto entre os outros expositores, que integram misso conjunta capitaneada pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (Mapa).
Quem vende a carne bovina sabe bem o que quer: ampliar o mercado. O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, adiantou em Braslia que a China elevou de trs para oito o nmero de frigorficos de bovinos no Brasil que podem exportar para o pas. Tudo bem que o consumo na China ainda esteja abaixo da mdia mundial, so apenas 4,1kg por habitante, todos os anos.
Os chineses ainda autorizaram mais 25 unidades de carne de aves brasileiras a tambm venderem para o mercado chins. So os passos almejados pelos produtores de sunos, que garantiram durante a visita da presidente Dilma Rousseff China, em abril, a aprovao de trs frigorficos como exportadores para a China. O pas asitico, que desde 2009 o maior parceiro comercial do Brasil, tambm o maior consumidor de carne suna, a preferncia nacional. Neste caso, o consumo anual per capita supera os 37kg, segundo a
Scot Consultoria. J no houvesse bons motivos para comemorar, o setor ainda espera a aprovao de outros 10 frigorficos nos prximos meses.
Para apresentar a carne bovina e conquistar o status de venda aos chineses, o Brasil aposta na Sial como carto de visitas. O estande organizado pelo Mapa, pela Associao Brasileira das Indstrias Exportadores de Carnes (Abiec), pela Associao Brasileira de Frigorficos (Abrafrigo) e pela Associao dos Criadores de Sunos de Mato Grosso (Acrismat).
A Sial China um dos maiores eventos de alimentos e bebidas do pas. Deve reunir 1.500 exibidores e atrair 35 mil visitantes de 80 pases. Sial a sigla para Salon International de lAgroalimentaire, cuja primeira edio ocorreu em 1964, na Frana. Na China, o evento realizado desde 2000. As duas primeiras edies ocorreram na capital, Beijing, mas desde 2002 a feira ocorre em Shanghai.
Desde 2008, a China o principal comprador de produtos agropecurios brasileiros. Nos ltimos trs anos, houve um crescimento de 214% nas exportaes brasileiras de produtos agropecurios para aquele pas, que passaram de US$3,5 bilhes em 2007 para US$11 bilhes em 2010.
Fonte:
Radar China. Por Por Janana Camara da Silveira. 18 de maio de 2011.
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