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Scot Consultoria

Frigoríficos ampliam oferta de produtos com maior margem


Terça-feira, 16 de maio de 2023 - 18h00


Originalmente publicado no jornal Valor Econômico, em 15/5/2023.

A queda nos preços internacionais da carne bovina fez os frigoríficos levarem para o exterior uma estratégia que deu bons resultados no Brasil: a aposta em marcas e produtos nobres, além da abertura de novos e mais exigentes mercados. A média da tonelada exportada caiu de US$6.210 (R$31.058 no câmbio atual) em abril de 2022 para US$4.790 (R$23.956) em abril de 2023, em boa parte por efeito da pressão chinesa para derrubar preços, diz Alcides Torres, da Scot Consultoria. O país respondeu por mais de 60% dos US$12,97 bilhões (R$64,9 bilhões) provenientes das 2,6 milhões de toneladas exportadas em 2022, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

O Brasil começou 2023 com recuo nas exportações após um caso atípico de mal da vaca louca no Pará, em 23 de fevereiro. Vendas externas foram suspensas e março fechou com 124,4 mil toneladas exportadas, queda de 26,4% frente ao mesmo mês do ano passado. Como as vendas foram normalizadas em 29 dias, a interrupção não deve afetar o bom desempenho nos embarques de carne bovina neste ano, mas dificilmente o país ultrapassará o recorde de 2022.

Originalmente publicado em: Frigoríficos ampliam oferta de produtos com maior margem | Agronegócio | Valor Econômico (globo.com)

Edição sábado, domingo e segunda-feira, 13, 14 e 15 de maio de 2023, ano 24, número 5749.


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