Uma missão russa deve vir ao Brasil até o final do mês. A intenção é avaliar, in loco, as ações adotadas aqui no combate à febre aftosa, a fim de proceder com a retomada das importações de carne bovina brasileira.
A Rússia é o segundo maior comprador de carne bovina do Brasil. Em 2005, absorveu cerca de 21,5% das vendas externas nacionais, atrás, apenas, da União Européia, com 22,9%.
Outros importantes exportadores de carne para a Rússia são a União Européia e a Argentina. O primeiro está com problemas de abastecimento, e já divulgou que deve reduzir a cota de exportação. O segundo, em função de medidas internas de controle da inflação, realiza um “auto-embargo” contra as exportações de carne bovina.
Por conta disso, o mercado russo está enxuto, com preços em alta. Portanto, as possibilidades em torno da retomada das compras de carne bovina brasileira são boas. Após os casos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e no Paraná, apenas o Rio Grande do Sul tem tido acesso ao mercado russo. (FTR)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>