O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu, a partir de agora, as restrições sanitárias impostas aos municípios paranaenses de Bela Vista, Grandes Rios, Maringá e São Sebastião da Amoreira, onde ocorreram focos de aftosa em outubro do ano passado. O Departamento de Saúde Animal do Mapa considerou finalizados os trabalhos de controle sanitário promovidos nos focos localizados nessa região. O Mapa manteve a interdição na região de Loanda.
“Com essa medida, os criadores desses quatro municípios vão poder comercializar normalmente seus rebanhos para outros estados e, inclusive, exportar, se eles encontrarem países interessados em adquirir seus produtos”, explicou o Diretor do Departamento de Saúde animal do Mapa, Jamil Gomes de Souza. As ocorrências de focos de febre aftosa no Paraná foram comunicadas ao Mapa no dia 21 de outubro do ano passado pela Secretaria de Agricultura do Paraná.
Souza explicou que o Mapa decidiu continuar com as restrições impostas à região de Loanda porque “os resultados obtidos apontaram para a necessidade de prosseguimento das atividades de investigação complementar”. O diretor informou ainda que o município de Loanda vai permanecer interditado até o término das investigações complementares nas propriedades onde foram identificados bovinos reagentes ao sistema de diagnóstico para detecção de anticorpos contra proteínas não-estruturais (PNE).
Fonte: MAPA. 11 de setembro de 2006
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>