De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e matéria divulgada no jornal Gazeta Mercantil, os desembolsos com a safra 2006/07 deverão ser de aproximadamente R$70 bilhões, valor 30% menor que o da safra anterior.
Os principais motivos seriam a queda no preço de alguns insumos, causados pela retração da demanda e a decisão dos produtores de conter os investimentos, já que encontram-se descapitalizados. Segundo o estudo, a área cultivada também deverá ser menor.
Já a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), afirmou que os preços dos insumos acompanharam a queda do dólar, mas a tendência é de alta a partir de agora, em razão do frete.
Em média, nesta época do ano as vendas deveriam corresponder a 40% da necessidade, mas estão dois pontos percentuais abaixo disso.
Ainda de acordo com a CNA, apesar da redução dos custos, a rentabilidade não deverá crescer, já que os preços pagos aos produtores também caíram e a produtividade poderá ficar comprometida, justamente em função do menor investimento. (FLI)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>