Segundo o Jornal Cana, os fornecedores de cana da região centro-sul, estão recebendo mais pela tonelada da matéria-prima nesta safra. De maio até agora, o pagamento pela tonelada alcançou um aumento de 25% em relação ao preço médio pago na safra 2005/06, que ficou em R$44,94/tonelada.
Este aumento reflete, em parte, as discussões travadas entre as associações de produtores e as usinas sobre o modelo Consecana, usado como referência para o pagamento da matéria-prima. No ano passado os plantadores pediram a revisão do sistema.
Segundo o dirigente da Orplana, (Organização dos Produtores de Cana da Região do Centro-Sul do Brasil) a remuneração está acima dos custos de produção, projetados em R$43,00 por tonelada.
Com os investimentos em novas usinas em todo o país, os plantadores de cana estão migrando de suas regiões de origem para acompanhar a expansão. Há um movimento de migração de plantadores para o Oeste paulista e para o Centro-Oeste, ainda desordenado, segundo o dirigente da Orplana.
A Orplana ainda não tem um mapeamento desse movimento, mas afirma que boa parte dos fornecedores paulistas está comprando e arrendando terras em áreas ocupadas, sobretudo por pastagens. A quantidade de plantadores de cana está crescendo, e há muitos pequenos agricultores de grãos interessados no plantio da cana.
A Orplana tem realizado seminários para produtores interessados em investir em canaviais.(JGS)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>