Estimativas apontam que a área de cana-de-açúcar, atualmente em torno 6,1 milhões de hectares, pode dobrar nos próximos anos. O aumento da demanda advém da busca para substituir gradualmente o petróleo como principal fonte de energia do mundo.
Na última safra, segundo informações da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a área de cana-de-açúcar aumentou 6%. A produção, por sua vez, aumentou 10,3% o que mostra avanço também na produtividade.
O Brasil produz hoje 475,7 bilhões de toneladas de cana, na área de 6,1 milhões de hectares. Produtividade média de 76,8 toneladas por hectare.
O estado de São Paulo é o campeão. Representa 59,4% de toda a cana produzida no Brasil. Em área, São Paulo detém 53% do total nacional.
É também o estado com maior produtividade. São 86 toneladas de cana por hectare.
Em São Paulo, a área de cana-de-açúcar aumentou 4,5% na última safra. Parece pouco em porcentagem, mas não é. O aumento em área foi de 142 mil hectares em um ano. No país todo, a cana-de-açúcar aumentou 348 mil hectares no mesmo período.
As vantagens do produtor em arrendar terras para usinas canavieiras têm assustado os representantes de outros setores da agropecuária.
Em setembro último, a Scot Consultoria fez um estudo comparando a renda anual com o arrendamento, e preços de terra em diversas regiões do estado de São Paulo. Observe os valores na tabela.
As informações foram levantadas junto a associações de classe e usinas produtoras que atuam em São Paulo.
Tal situação imprime um ritmo de crescimento forte da cultura no Estado. Situação que deve continuar nos próximos anos. (MPN)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>