• Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Nestlé compra divisão da Novartis por US$2,5 bilhões


Sexta-feira, 15 de dezembro de 2006 - 12h01

A Nestl SA formalizou a compra da diviso de nutrio do laboratrio farmacutico suo Novartis AG, por US$2,5 bilhes. Com a transao, a companhia se tornar a segunda maior fabricante mundial de suplementos nutricionais para hospitais. A diviso tem vendas anuais de US$950 milhes e produz refeies reforadas com protena ou com um nvel calrico mais elevado para pacientes em recuperao, disse ontem em comunicado a Nestl, sediada em Vevey, na Sua, a maior fabricante mundial de alimentos. A compra elevar em cerca de 20% as vendas de alimentos nutricionais mais caros fabricados pela Nestl. A empresa j alienou mais de US$1 bilho em divises que processam caf e cacau e fabricam ingredientes para alimentos. Daniel Vasella, principal executivo da Novartis, decidiu vender a unidade para se concentrar em medicamentos e vacinas. A Novartis declarou que os lucros com a venda sero usados para fortalecer sua posio financeira, bem como fornecer flexibilidade estratgica adicional. A venda no inclui a diviso de comidas para beb Gerber. A Nestl est penetrando mais em um grande mercado, que altamente lucrativo e tem um enorme potencial de crescimento, disse Holger Geissler, administrador de fundos da DWS em Frankfurt, que auxilia na administrao de aproximadamente 1,5 bilho de euros em ativos (US$2 bilhes), incluindo aes da Novartis. O negcio faz todo o sentido para ambas as empresas, acrescentou. As vendas de alimentos de alto valor nutricional tm crescido cerca de 8% ao ano, comparativamente expanso de 1% a 2% do setor de alimentos em geral, segundo a Kepler Equities. A operao tambm fortalece a posio financeira e prov flexibilidade estratgica, afirmou Daniel Vasella. A Nestl investiu aproximadamente US$1,3 bilho este ano nas marcas de alimentos saudveis Uncle Tobys e Jenny Craig. A diviso da Novartis fabrica as bebidas Boost, criadas para fornecer protenas, sais minerais e vitaminas a pessoas em recuperao de doenas que vo da anorexia ao cncer e para ajudar na digesto. A unidade tambm produz a bebida energtica Nutrament e os produtos da marca Optifast, que ajudam em dietas para a perda de peso. A unidade tem 2 mil funcionrios e opera em 40 pases em todo o mundo. As aes da Nestl haviam subido 5,75 francos suos, ou 1,3%, para 435,5 francos suos, em Zurique. Os papis da Novartis subiram 40 centavos, ou 0,6%, para 70,35 francos suos. Ns vemos dois negcios muito complementares que acreditamos que, colocados juntos, vo gerar rpido crescimento, afirmou o chefe de relaes com investidores da Nestl, Roddy Child-Villiers. O grupo alimentcio destaca o forte crescimento e a rentabilidade do segmento da sade nutricional, na qual a multinacional sua j tinha uma forte presena, especialmente na distribuio atacadista, enquanto a Novartis estava mais especializada na rea do varejo. Quando tiverem integrado as atividades, a Nestl afirma que sua carteira de produtos cobrir todos os casos de doenas que requerem alimentao especfica. Este um mercado em expanso, disse Thomas Bischof da LGT Capital Management em Liechtenstein, que administra cerca de US$23 bilhes em ativos, incluindo as aes da Novartis e da Nestl. Faz muito sentido que a Nestl expanda suas atividades nesse setor. Por outro lado, a Novartis negociou um preo bastante atrativo, acrescentou. A aquisio pode ainda fazer com que a Nestl obtenha vantagens por meio do envelhecimento da populao. At 2050, o nmero de pessoas com mais de 60 anos no mundo todo dever chegar a 21%, segundo pesquisa da United Nations. Em 2000, esse ndice estava em torno dos 10%. Se a taxa realmente foi alcanada, ser a primeira vez que o nmero de pessoas com mais de 60 anos ir superar o nmero de pessoas com menos de 15 anos. Segundo Thomas Russo, que administra US$300 milhes em aes da Nestl na Gardner, Russo & Gardner, a companhia de alimentos ter de construir uma imagem mais ligada ao setor de sade e nutrio para a marca Gerber. Se eles conseguirem tomar as decises corretas no momento exato, acredito que conseguiro refletir o preo da transao nos resultados da empresas e tero as marcas adquiridas mais fortalecidas no mercado. Fonte: Bloomberg/DCI
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos