Começa hoje no Rio Grande do Sul a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de bovinos e bubalinos que se estenderá até dia 31 de janeiro. Um total de 2,9 milhões de doses de vacinas foram adquiridas pelo Estado e serão fornecidas aos produtores que fazem parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A primeira etapa visa vacinar todos os animais. Uma segunda etapa será realizada em junho para a imunização de animais jovens de até 24 meses de idade.
Diferentemente dos outros anos, o estoque adquirido pelo Estado somente permitirá a vacinação de 30 animais por produtor, e não mais 50 animais. A complementação do rebanho dependerá da compra adicional de 1 milhão de doses, podendo ser feita ainda em janeiro, se houver liberação de recursos.
Paralelamente à campanha contra a aftosa, segue a vacinação de fêmeas de bovinos, entre três e oito meses, contra a brucelose. Estima-se que 850 mil cabeças sejam vacinadas no Rio Grande do Sul. O Estado tem um histórico de controle da doença desde 1960. (MBAM)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>