O Brasil, de acordo com informações preliminares do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), exportou 419,34 mil toneladas de couro em 2006, com faturamento de US$1,88 bilhão. Em relação a 2005 houve um aumento de 24,5% em volume e 34,1% em receita.
De acordo com informações da Scot Consultoria, esta foi uma das maiores expansões dos últimos anos. Além do aumento da oferta de matéria-prima internamente (couro verde), o forte crescimento da economia mundial e a oferta relativamente ajustada de couro no mercado internacional, que sustentaram a valorização do couro brasileiro, foram os combustíveis para esse bom desempenho.
No entanto, no Brasil Central, o aumento dos preços do couro verde, em dólares, superou o reajuste obtido via exportação. A relação compra/venda, portanto, piorou para os curtumes.
Mais informações na edição 694 do informativo pecuário Boi & Companhia, editado pela Scot Consultoria, que circula esta semana. (FTR)
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