Em valores nominais, o preço do boi gordo em Pelotas/RS, começa 2007 valendo 16,17% mais, quando comparado ao início de 2006.
Para os animais magros, comercializados com intuito de reposição dos rebanhos, os preços subiram ainda mais. Os machos, em média, subiram quase 48% nos últimos treze meses. A oferta inexistente forçou o aumento das cotações. A pecuária no Estado está firme.
Apesar de o consumo interno ser a pilastra que sustenta a pecuária nacional, as exportações são fundamentais para o crescimento da atividade no Rio Grande do Sul e no Brasil, de maneira geral.
De 2005 para 2006, de acordo com o resultado prévio divulgado pelo Sindicato da Indústria de Carne e Derivados do Rio Grande do Sul (Sicadergs) as exportações do Estado dobraram. Saíram de 100 mil toneladas para 200 mil no ano seguinte. Como conseqüência, os abates também cresceram. Comparando os dois anos, houve aumento de 12% no total de abates fiscalizados de bovinos, sendo que os principais compradores foram: Rússia, Chile, União Européia e os países asiáticos. (MGT)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>