Nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, profissionais da cadeia agroindustrial do leite se reunirão no auditório da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto.
O PENSA (Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial) organiza o segundo Workshop do projeto de Gestão Estratégica para a Cadeia do Leite no Estado de São Paulo (GECad), que vem realizando estudos desde meados de 2005 sobre as cadeias do leite paulista e nacional.
O objetivo é apresentar propostas de ações estratégicas que tenham como foco o aumento da competitividade do leite no Estado. O estudo está divido em 10 subprojetos, listados a seguir:
1. Plano de Competitividade das Fazendas;
2. Planejamento das Cooperativas;
3. Análise Tributária e de Não Conformidades de Lácteos;
4. Capacitação de Unidades Produtivas;
5. Estruturação de Uma Organização Vertical;
6. Programa de Qualidade do Leite;
7. Exploração de Nichos de Mercado para a Cadeia Paulista;
8. Plano de Competitividade Industrial;
9. Centro de Informação do Leite;
10. Exportação
Os temas dos projetos foram escolhidos entre especialistas e técnicos do setor leiteiro, que participaram das etapas anteriores, referentes à primeira fase do estudo.
O estudo, que é financiado pelo SEBRAE-SP, SESCOOP-SP, FAESP/SENAR-SP e conta com apoio institucional da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, foi dividido em três etapas.
A primeira etapa foi composta de amplos estudos com o objetivo de diagnosticar a cadeia leiteira do leite. O resultado do estudo gerou o livro denominado “Estratégias para o Leite no Brasil”, publicado pela editora Atlas.
A segunda etapa, que inclui o II Workshop, refere-se à elaboração do planejamento estratégico dos dez projetos listados anteriormente. Nesta etapa, o objetivo é responder quais ações e como implementa-las nos projetos estudados. O workshop desta sexta-feira tem por objetivo ampliar sugestões e recomendações para o estudo.
A terceira fase é a aplicação prática dos projetos. Embora todos sejam interligados, os projetos poderão ser implementados de maneira independente, privilegiando os elos mais ágeis da cadeia agroindustrial do leite.
Todos os profissionais, mesmo não podendo comparecer, poderão fornecer sugestões, críticas ou mesmo informações pelos e-mails da Scot Consultoria – scotconsultoria@scotconsultoria.com.br ou do próprio GEcad Leite 2010, que centraliza as informações do projeto - projetoleite@pensa.org.br. (MPN)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>