De acordo com notícia veiculada no jornal Valor Econômico, caminhões formaram uma fila de dez quilômetros na entrada do Porto de Paranaguá ontem, quarta-feira de cinzas.
Apesar de menor que a fila formada em 2006, que chegou a 100 quilômetros, o crescente aumento da safra de grãos e o excesso de caminhões para descarga preocupa e destaca a atenção para a logística no País.
De acordo com o superintendente do Porto, a fila não tem a ver com logística, mas sim trata-se de pressão para a liberação do silo público para a armazenagem de grãos transgênicos, ao invés dos convencionais. Ainda de acordo com o superintendente, as cargas estacionadas não estavam negociadas como determina a administração do Porto e os caminhões serviram como silos no aguardo do embarque dos grãos.
O Porto embarca transgênicos, mas reserva o silo público para a soja convencional. A pressão para a liberação do silo para os transgênicos, deve-se ao fato de que, apesar de ter capacidade para 100 mil toneladas, o silo atualmente está com 8 mil toneladas apenas. (MGT)
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