Segundo notícia veiculada no Globo Rural, os sojicultores do Paraná, responsáveis por 18% da produção nacional de soja, estão animados com a colheita do grão, sobretudo porque o preço atual está ao redor de R$30,00 a saca de 60kg, bem acima do observado em 2006.
A produtividade média, entretanto, de 40 sacas por hectare, é menor se comparada a do ano passado. Isto devido à escassez de chuva no começo da safra que atrapalhou o ciclo.
Para aproveitar essa boa fase da agricultura no Estado, os agricultores já plantaram milho safrinha nas áreas onde a soja foi colhida.
Em Goiás, durante a safra de verão as chuvas foram bem distribuídas e contribuíram para o bom desenvolvimento dos grãos. Entretanto o bom volume de chuvas, agora, atrapalha a colheita dos grãos, porque a terra está encharcada e as vagens estão úmidas.
Para tentar diminuir o prejuízo os agricultores tentam colher o grão mesmo sem condições climáticas propícias. Se a umidade dos grãos estiver muito alta, o agricultor será obrigado a parar a colheita. (MAHK)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>