Uma larva de inseto – com características morfológicas da família Cerambycidae – foi encontrada por fiscais do Ministério da Agricultura na Unidade de Vigilância Sanitária do Porto de Santos. A interceptação ocorreu em um contêiner com embalagens de madeira (paletes), que trazia chapas de vidro da China.
Contrariando a Norma Internacional de Medidas Fitossanitárias, (NIFM) n° 15, os paletes não apresentavam a marca internacional do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A marca é obrigatória em todos as embalagens utilizadas no trânsito internacional de mercadoria para países que já internalizaram a NIMF 12, como Brasil e China.
De acordo com o Ministério da Agricultura, fiscais estão buscando no contêiner o inseto adulto para identificar a praga, que se acredita ser do tipo florestal, e que poderia trazer grandes prejuízos ambientais ao Brasil.
Já não é a primeira vez que pragas dessa família são encontradas pelos fiscais do MAPA em Vitória. Em 2004, durante inspeção em paletes de madeira vindos da Índia, também foi encontrado inseto dessa linhagem.
Em 2006, de um total de 16.258 fiscalizações em embalagens de madeira na importação, pelos fiscais da Unidade de Vigilância do Porto de Vitória, 1.782 resultaram em termo de ocorrência, principalmente, em virtude da falta da marca oficial da FAO, que caracteriza a realização de tratamento quarentenário preconizado pela NIMF 15.
A NIMF 15 determina que todas as embalagens de madeira utilizadas no trânsito internacional (seja de produtos agropecuários ou não) devem passar por tratamento com Brometo de Metila (MB) ou térmico (HT) reconhecidos internacionalmente e capazes de matar pragas de interesse econômico em todo o mundo. (MBAM)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>