De acordo com notícia veiculada no jornal O Estado de São Paulo, a Rússia pode interromper a importação de carnes brasileiras por causa de preocupações relacionadas à sanidade.
Autoridades russas acreditam que o Brasil está "deliberadamente escondendo" informação sobre doenças animais, conforme informações da Dow Jones.
O Brasil tem tido problemas com a febre aftosa, principalmente nos últimos anos. Em fevereiro passado, 12 governos estatais apelaram por mais recursos do governo central para combater a doença, especialmente em Estados na fronteira com o Paraguai e a Bolívia.
Comercialmente, a febre aftosa atrapalha a venda de bovinos e suínos. E a possibilidade de a Rússia paralisar a compra destas carnes é bastante preocupante para o setor. A Rússia é um dos maiores compradores da carne bovina e suína brasileira.
As exportações de carne de aves também podem ser prejudicadas pela decisão russa. A ocorrência de Newcastle em território brasileiro fez com que, desde o começo de março, a Rússia introduzisse restrições temporárias às importações de frango.
A falta de atenção à sanidade dos rebanhos brasileiros pode prejudicar seriamente o setor. (MGT)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>