Recebi esta piada de um colega, engenheiro agrônomo e pesquisador renomado e como de tão trágico fica cômico, achei que deveria compartilhá-la. Aí vai ela
Evolução do ensino de matemática (1950-2006)
Foi assim:
1. Ensino de aritmética (matemática) em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é
o lucro?
2. Ensino de aritmética (matemática) em 1960:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou R$80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$80,00. Escolha a resposta certa,
que indica o lucro:
R$20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 ( )
5. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha derruba uma bela árvore porque ele é egoísta e
não tem nenhuma consideração para com o habitat de animais ou a
preservação de nossas florestas. Ele faz isso apenas para ter um lucro
de R$20,00. O que você acha dessa maneira de ganhar a vida? É
socialmente justa?
6. Ensino de matemática em 2006:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de
produção é R$80,00. Ele tem um lucro de apenas R$20,00. Não está
sendo explorado pelo capitalismo selvagem e destruindo a natureza? Depois
de responder, dê sua opinião sobre como os tatus, os passarinhos, as
cobras e outros animais se sentiram com essa destruição do seu
habitat....
(AT)
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