As boas condições climáticas da última safra proporcionaram uma colheita de 131 milhões de toneladas de grãos brasileiros. Entretanto, para a safrinha deste ano, o clima já castigou parte das lavouras.
A região Sul do País já teve perda na produção de soja e milho. No Paraná, a perspectiva é de redução de 5,4% para a segunda safra de milho.
Podem-se observar irregularidades climáticas desde o mês de março em diversas regiões do Brasil. Atualmente, 20% da superfície brasileira sofre com a falta de chuvas. As situações mais graves são: Norte do Paraná, Vale do Parapanema (SP) e Mato Grosso do Sul.
Até o momento, apenas 5% da área cultivada de safrinha não sofreu com o clima. Isto porque as plantações realizadas antes de fevereiro e março não sofreram com a estiagem, mas a maior parte da safra de inverno é cultivada no segundo e terceiro mês do ano.
Segundo o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o déficit de chuva varia de 30 a 60 milímetros, dependendo da região. A situação não deve melhorar no curto prazo, uma vez que as previsões indicam chuvas irregulares no Sul. (MAHK)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>