Com o reconhecimento - por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) - do sistema espanhol de controle veterinário para a exportação de produtos curados de suínos e produtos lácteos, 132 estabelecimentos espanhóis poderão enviar os seus produtos ao mercado brasileiro.
A princípio tal decisão, encaminhada à direção geral de pecuária espanhola, permitirá que os estabelecimentos que já haviam manifestado interesse em exportar ao Brasil durante a última visita de avaliação das autoridades brasileiras - em novembro do ano passado - enviem seus produtos.
A partir desta deliberação, as autoridades espanholas também estarão habilitadas para acrescentar novos estabelecimentos à lista, desde que os mesmos cumpram os requisitos determinados pela legislação espanhola para exportações.
Com isso, chega ao fim o processo de negociação entre a Espanha e o Brasil - iniciado em julho de 2004 - e que permitirá ampliar de maneira significativa as importações de produtos curados suínos (especialmente presuntos) e lácteos (particularmente queijos) com qualidade. (MBAM)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>