A cadeia produtiva de frango de corte brasileira deve implementar o programa de segurança sanitária animal proposto pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e, dessa forma, conquistar o status de zona sanitária segura. Com esse reconhecimento seria possível conquistar novos mercados para a carne de frango brasileira.
A cadeia de produção de frango de corte deve ser a primeira a implementar esse protocolo, pois já apresenta um sistema verticalizado e integrado, o que deve facilitar os processos. O início do programa deve ser feito em Goiás este ano.
A suinocultura deve ser a próxima, uma vez que funciona em moldes semelhantes à avicultura. Apenas a bovinocultura não possui previsão de implementar essa medida, uma vez que o sistema de produção é inteiramente diferente.
Com o programa, haverá um controle de todos os processos e acompanhamento de todas as etapas. Os animais serão fiscalizados desde o nascimento até o abate. Existe ainda uma preocupação com a questão ambiental, que será observada em todas as etapas também. (LMA)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>