A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou ontem, 16 de maio de 2007, durante reunião aberta ao público, a liberação comercial do milho transgênico "Liberty Link", produzido pela alemã Bayer CropScience.
Foram nove anos de disputas na Justiça para que a empresa conseguisse chegar à liberação do milho transgênico.
Segundo informações veiculadas no Jornal Valor Econômico, foram 17 votos favoráveis, quatro contrários e um pedido de diligência. Com isso, a maioria concluiu que o milho tolerante a herbicidas à base de glufosinato de amônio não apresenta evidências de ameaça à saúde humana, animal ou ao meio ambiente.
Depois de passar pela CTNBio, agora o pedido de liberação do milho deve passar pelo Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), composto por 11 ministros de Estado, para a avaliação dos aspectos da "conveniência e oportunidade socioeconômicas e do interesse nacional" da liberação comercial.
Para obter o registro definitivo, o produto precisará do voto da maioria absoluta dos ministros - o quórum mínimo do CNBS é de seis ministros. Caberá à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, convocar a reunião do conselho. (MGT)
Erro de conexão, código do erro: 1226
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>