Diante da recuperação dos preços de comercialização das principais culturas agrícolas, como milho e soja, e diante dos investimentos vultosos no setor sucroalcooleiro, a produção de máquinas agrícolas segue de forma crescente.
Em maio foram produzidas 5,6 mil unidades de máquinas agrícolas, entre tratores de rodas e esteiras, cultivadoras, colheitadeiras e retroescavadeiras. Esse montante é o mais alto desde janeiro de 2005.
Entre janeiro e maio de 2007 foram produzidas 23 mil unidades, valor 17,9% maior que o mesmo período de 2006, mas ainda 2,5% abaixo do observado em 2005.
A recuperação da atividade pode ser observada também a partir do aumento no número de pessoas empregadas no setor de máquinas agrícolas. Em maio de 2007, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o total de pessoas empregadas chegou a 110,7 mil, com alta de 1,3% em relação a abril de 2007, e 3,1% acima de maio de 2006.
As perspectivas para o setor permanecem favoráveis, mas pode se esperar uma desaceleração nas vendas. A possibilidade de uma safrinha recorde de milho já afeta negativamente o preço do milho e o crescimento demasiado da produção de álcool, enquanto a demanda variou abaixo do esperado, apresenta o mesmo efeito sobre a cana-de-açúcar e seus produtos. (LMA)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>