O primeiro semestre de 2012 acabou. Dentre os principais produtos agropecuários, a soja foi o que mais se valorizou neste período.
Considerando os preços no interior de São Paulo, a saca de 60kg da oleaginosa subiu 39,8% de janeiro a junho deste ano (tabela 1).
A alta foi puxada pela demanda aquecida e estoques reduzidos nos principais produtores mundiais. O clima falou mais alto, refletindo na produtividade média das lavouras.
Para o milho, o cenário foi diferente.
A saca do grão caiu 20,8% no primeiro semestre em São Paulo. A pressão vem da grande oferta prevista para a safrinha, cuja colheita está andamento no país. Foi a maior queda verificada dentre os produtos analisados.
O leite subiu, mas pouco considerando o período. O preço pago ao produtor em São Paulo teve alta de 3,5% entre os pagamentos de janeiro e junho. Em 2011, neste mesmo período, a alta foi de 12,0% no preço do leite ao produtor.
Por fim, a cotação da arroba do boi gordo recuou 5,0% no primeiro semestre em São Paulo. O pecuarista está recebendo 2,6% menos pela arroba na comparação com o mesmo período do ano passado, em valores nominais.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos