Nos dias 21 e 22 de agosto de 2012 acontecerá o Encontro da Pecuária Leiteira da Scot Consultoria, em Ribeirão Preto-SP.
Mais informações em http://www.scotconsultoria.com.br/encontrodeleite
Um dos palestrantes será o engenheiro agrônomo Alcides Torres, diretor da Scot Consultoria.
Sua palestra abordará a construção da pecuária leiteira, a profissionalização do pecuarista e da indústria e a consolidação do mercado interno.
Para saber um pouco sobre o que será abordado na apresentação do Alcides, leia a entrevista que ele concedeu à Pamela Alves, analista da Scot Consultoria.
Entrevista Alcides Torres
Scot Consultoria: Quais são os horizontes para a pecuária leiteira no Brasil?
Alcides Torres: Se a definição de horizonte for potencial, os horizontes são vastos. O Brasil reúne condições para produzir leite e lácteos para o mercado interno e externo, com custos competitivos e com qualidade incomparável. Só não dá para brigar com leite e lácteos fortemente subsidiados. Aí é covardia.
Scot Consultoria: Como foi o desempenho da pecuária de leite no Brasil com a abertura dos mercados?
Alcides Torres: A produção e a produtividade de leite cresceram e continuam a crescer. Pode-se dizer que esse incremento foi fruto da abertura dos mercados. Houve uma depuração e as empresas mais eficientes e menos burocratizadas sobreviveram. O setor ainda não está consolidado e certamente assistiremos a mudanças.
Scot Consultoria: Qual a situação atual da balança comercial de produtos lácteos em comparação com anos anteriores?
Alcides Torres: A balança comercial não vai bem. Nos últimos três anos e no acumulado de 2012, importamos mais do que exportamos. A Argentina e o Uruguai são as principais origens dos lácteos importados pelo Brasil. Além das questões cambiais, isso acontece porque não temos como competir com produtos subsidiados e não estamos sendo eficientes no combate às artimanhas de mercado, que tomam forma através da triangulação da importação de produtos lácteos. Temos que melhorar nossa produção e deixar de importar subsídios.
Scot Consultoria: A pecuária leiteira aparece como opção viável na agropecuária familiar?
Alcides Torres: A pecuária leiteira é opção para pequenos, médios e grandes produtores se conduzida com racionalidade e competência. Ou seja, o tamanho do negócio não é excludente. Contudo, por permitir ganhos relativamente elevados em pequenas áreas, a pecuária leiteira é uma excelente opção para pecuaristas de pequeno porte. Mas não há milagre. Sem a adoção maciça de tecnologia e gestão, não é possível.
Scot Consultoria: Quais as principais barreiras ou entraves na pecuária de leite brasileira? O que vem sendo feito com relação a estes problemas?
Alcides Torres: São muitos. A concentração do setor é preocupante e assombra a produção. A concorrência desleal com produtos subsidiados importados é uma calamidade. Falta fomento. São poucos os estados com um programa consistente de difusão de tecnologia leiteira. Há solução para esses problemas, mas falta coordenação e uma diretriz de alcance nacional.
Agro Num Instante - Temporada 2 - Episódio 221 - Brasil desponta na exportação de algodão em pluma
Receba nossos relatórios diários e gratuitos