O Daily News publicou um artigo acusando importantes cadeias de restaurantes européias de servir carne brasileira e indiana com genes de zebuínos.
O artigo contesta a qualidade da carne de animais com cruzamento zebuínos. Testes de DNA identificaram a porcentagem de raças zebuínas presente nas carnes servidas em alguns restaurantes famosos na Europa.
O artigo também relata que, de acordo com uma pesquisa realizada com consumidores ingleses, estes disseram que gostariam de, ao menos, serem informados do que estão comendo para fazer a escolha consciente.
De acordo com o artigo, o grande problema é que a carne vendida na maioria dos restaurantes europeus é brasileira, e que não existe obrigatoriedade de informar a origem das carnes nos menus dos restaurantes.
Em abril, a carne de zebuíno foi julgada como de baixa qualidade pelo regime de padrão de qualidade do Executivo de Carnes Bovina e Ovina da Inglaterra (The English Beef and Lamb Executive).
O artigo diz, também, que uma das maiores cooperativas de consumidores britânicos retirou a carne brasileira de suas lojas depois de ouvir reclamações dos consumidores.
As investigações sobre a carne zebuína foram feitas pelo programa de televisão “ITV1 programme-Undercover Mum” e foi ao ar recentemente.
A JD Wetherspoon, uma das maiores cadeias de Pubs da Inglaterra, que vende em torno de 140 mil bifes por semana, foi foco das investigações do programa, mas se defendeu, dizendo que a carne por ela vendida foi desenvolvida para atender a toda e qualquer expectativa de qualidade do consumidor, e que não vê necessidade de colocar a origem da carne brasileira em seus menus, já que isso não é um requerimento legal.
Outra cadeia de restaurantes investigada, a Crazy Horse, disse que a maioria da carne vendida em seus restaurantes é britânica, no entanto a parcela que não é segue a rígidos padrões de qualidade e rastreabilidade em todo o mundo e garante que a carne servida em suas unidades tem qualidade.
Fonte: Daily Mail
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>