Ontem (20/9), a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) emitiu parecer técnico favorável a liberação comercial do milho BT11 resistente a insetos, dando à variedade aval de segurança alimentar humana, animal e para o meio ambiente.
O produto é produzido pela Syngenta e é a terceira aprovação de variedades geneticamente modificadas (GM) de milho em quatro meses no Brasil. Em maio de 2007 a Comissão liberou para uso uma variedade resistente a herbicidas (Liberty Link, da Bayer CropScience), e em agosto do mesmo ano liberou uma versão resistente a insetos da Monsanto (Guardian).
As variedades de milho transgênico já aprovadas e ainda em aprovação na CTNBio são cultivadas e consumidas em outros países há mais de 10 anos, dentre eles o Estados Unidos, Canadá, Argentina, Japão, África do Sul e Uruguai. De acordo com informações do Serviço Internacional de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA), somente em 2006 foram cultivados 25,2 milhões de hectares desta variedade no mundo. (CMR)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>