Segundo o jornal
Financial Times, o governo australiano já reduziu a previsão da safra de trigo para este ano. Os motivos são a falta de chuva e o aumento das temperaturas médias, que têm prejudicado as plantações.
Agora, a safra australiana de trigo está projetada para 12,1 milhões de toneladas, sendo 3,4 milhões de toneladas a menos da expectativa do mês passado, de 15,5 milhões de toneladas. A safra atual (12,1 milhões de toneladas) ficou perto da metade dos 22,5 milhões de toneladas projetadas para junho desse ano.
O preço do trigo bateu um recorde de US$9,6175 por
bushel em setembro último, por causa do mau tempo que prejudicou as plantações na Europa, Canadá e Austrália. Os estoques mundiais de trigo estão perto do mais baixo da história (registrado em 1979), de acordo com o Conselho Internacional de Grãos.
A produção de trigo na Austrália ficou em 9,8 milhões de toneladas no ano passado, uma das piores safras já registradas. Geralmente, a safra australiana fica em torno de 25 milhões de toneladas.
Os preços do trigo subiram forte esse ano, graças à uma combinação de oferta reduzida com forte demanda dos países em desenvolvimento, como China e Índia. A crescente demanda por carne no mundo também contribui para a alta nos preços dos cereais. (GSN)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>