O Paraná é terceiro maior produtor de carne suína no Brasil - perdendo apenas para Santa Catarina e Rio Grande do Sul - com um rebanho de 4,9 milhões de cabeças. A atividade é desenvolvida em 136 mil propriedades, das quais, 74% são de pequenos produtores. A suinocultura gera 217 mil empregos diretos no Estado e está concentrada nas regiões de Castro, Marechal Cândido Rondon e Toledo.
A média do consumo da carne suína no Paraná chega a 20 quilos por ano por pessoa, enquanto no Brasil essa média é de 12 quilos por ano por pessoa. No entanto, em alguns países da Europa, como Dinamarca, o consumo atinge 80 quilos/ano por pessoa. Para aumentar o consumo do produto no mercado interno, a Associação Regional dos Suinocultores do Centro-Sul do Paraná (Suinosul) está desenvolvendo uma série de ações no Estado. Entre elas, a introdução da carne suína na alimentação escolar.
De acordo com o presidente da Suinosul, a entidade já treinou 1,3 mil merendeiras de escolas públicas no preparo do produto, e a meta para 2008 é repetir o trabalho com nutricionistas.
A criação da Escola da Carne também ajudará a impulsionar todo o segmento envolvido com a suinocultura. Ainda segundo o presidente da Suinosul, a escola será voltada para a formação adequada dos profissionais de diferentes setores que atuam nesse mercado. A proposta é disseminar tecnologia para profissionalizar cada vez mais todos os elos que trabalham no segmento.
Fonte: Paraná on line. 07 de novembro de 2007. Adaptado por Scot Consultoria
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>