Em junho de 2006 o preço médio do boi gordo, na região de Barretos – SP (praça balizadora do mercado nacional), ficou em R$50,00/@, a prazo, para descontar o funrural. Corrigida pelo IGP-DI, tal cotação equivaleria hoje a R$53,52/@, uma das mais baixas da história.
Foi o “fundo do poço”, o final da fase de baixa do último ciclo pecuário. A partir daí teve início um novo ciclo, que vem sustentando a recuperação dos preços pecuários. Acompanhe na tabela 1.
Vale destacar que a inflação esperada para esse período é de cerca de 8% a 8,5%. Portanto, a valorização da arroba é real, reflexo de mais de quatro anos de abate de matrizes, redução de investimentos em produção, aumento de investimentos em abate e demanda aquecida, principalmente no mercado internacional.
As cotações dos animais de reposição, notadamente do bezerro, também se recuperaram forte no último ano, dando início a um movimento de retenção de matrizes, que deve contribuir para deixar o mercado de animais terminados ainda mais enxuto em 2008. (FTR)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>