A Agribrands Purina do Brasil Ltda, divisão de ração da Cargill no Brasil, pode vender uma de suas fábricas à Socil Evialis Indústria e Comércio Ltda.
A fábrica que está em negociação é a de Volta Redonda - RJ.
Desde o ano passado, a Cargill vem reestruturando sua divisão de ração animal e concentrando a produção em apenas quatro das seis unidades controladas pelo grupo. As fábricas em operação são as de Paulínia - SP, Cascavel - PR, Inhumas - GO e São Lourenço da Mata - PE.
A Empresa planejava desativar em definitivo as unidades de Volta Redonda - RJ e de Canoas - RS. Agora, com a possível venda da unidade de Volta Redonda, Canoas pode ser reativada.
A decisão do grupo em concentrar a produção em um número menor de unidades, mas de maior escala, tem como objetivo viabilizar o planejamento para futuros investimentos da multinacional neste setor.
A norte-americana Cargill atua neste segmento desde 2001, a partir da aquisição da Agribrands International, que comercializa as marcas de ração animal Purina e Checkerboard.
A Socil está no Brasil há mais de 60 anos e possui quatro fábricas: Descalvado - SP, Nova Iguaçu - RJ, São Lourenço da Mata - PE e Contagem - MG. O grupo pertence à francesa Evialis, especializada em nutrição e saúde animal.
O mercado de ração animal tem crescido a taxas expressivas no Brasil. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Alimentação Animal (Sindirações), atualmente o setor movimenta no país cerca de US$10 bilhões ao ano. Nesse ano, o Sindicato espera que a produção alcance 53 milhões de toneladas, 10,4% acima de 2006.
Ainda de acordo com o Sindirações, o setor de nutrição animal ganhou impulso no país nos últimos anos, com a forte demanda internacional por carnes. O Brasil é o quarto maior produtor de rações, atrás dos EUA, União Européia e China.
Fonte:
Valor Econômico. Adaptado pela Scot Consultoria. 10 de dezembro de 2007.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>