A última estimativa de oferta e demanda mundial de grãos elaborada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reforçou o cenário de aperto dos estoques e de alta do preço das principais commodities agrícolas.
Os estoques mundiais de milho deverão ser de 109,06 milhões de toneladas na safra 2007/08, volume menor que as 110,39 milhões estimadas no último levantamento do USDA, feito em novembro.
Os estoques finais de soja no mundo devem ser menores que o previsto no relatório anterior. Estima-se que o volume de estoque de soja alcance 47,32 milhões de toneladas, 4,11% que o previsto no relatório anterior.
A produção de soja no Brasil, segundo o USDA, deve ser de 59 milhões de toneladas na próxima safra. Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) falam em 58,1 milhões e 59,4 milhões de toneladas, respectivamente.
A previsão é que os preços da soja e do milho continuem em alta por mais um período, pelo menos até haver maior definição do desempenho da safra brasileira.
Fonte: Valor Econômico. Adaptado pela Scot Consultoria. 12 de dezembro de 2007.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>