A Europa é o maior comprador de carne bovina do Brasil. No entanto, existe uma campanha contra a presença do produto brasileiro no continente, que envolve vídeos, comerciais e diversos tipos de relatório. Trata-se de um verdadeiro arsenal de marketing, que está sendo usado sem pudor, muitas vezes fazendo o uso de inverdades.
De toda forma, ele está produzindo resultados. A União Européia vem anunciando novas restrições à compra de carne bovina brasileira. Se elas forem levadas a cabo, o nosso maior cliente poderá se transformar em nicho de mercado.
O fato é que o Brasil não tem contra-atacado à altura. Ou seja, não usa o marketing a seu favor. Talvez valesse a pena aprender com a Austrália, que investe milhões de dólares anualmente no marketing da carne bovina no Japão, seu maior cliente.
Recentemente, o MLA (Meat and Livestock Austrália) lançou no mercado japonês a campanha de Natal. Ela envolve ações na internet e na TV, incluindo jogos (uma espécie de competição) e receitas.
As ações australianas no Japão têm se intensificado, uma vez que os Estados Unidos estão voltando a exportar para lá. Em outras palavras, a competição está se acirrando.
Para mais informações sobre a campanha de marketing da Austrália no Japão, acesse o link:
http://www.mla.com.au/TopicHierarchy/Marketing/International+marketing/Japan/default.htm?ac=hp (FTR)
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