A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação Argentina (SAGPyA) reabriu, ontem (29), os registros para exportação de trigo e milho.
Diante disso, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu manter, também ontem, a Tarifa Externa Comum (TEC) de 10% para compras de trigo fora do Mercosul.
Na Argentina, o volume total liberado para as vendas externas de trigo é de dois milhões de toneladas, nos próximos cinco meses (400 mil toneladas por mês). Cada empresa poderá exportar, no máximo, 12 mil toneladas por dia.
Apesar da reabertura dos registros, a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) ainda defende a redução da TEC. A entidade acredita que a medida argentina não será suficiente para atender à demanda brasileira, já que outros países também continuarão comprando trigo da Argentina.
Já para o milho, a nova norma da SAGPyA liberou os embarques do grão a partir de 15 de fevereiro.
Os registros de exportação argentinos, tanto de trigo como de milho, estavam fechados desde novembro de 2007 devido à escassez dos produtos no mercado internacional - que poderia provocar falta dos produtos no mercado interno caso a Argentina atendesse toda a demanda - e à inflação interna dos alimentos no país.
As medidas serão publicadas hoje (30) no Boletim Oficial argentino, e ambas entram em vigor no dia seguinte ao da sua publicação. (CMR)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>