Reunir-se no final de semana para saborear um delicioso churrasco é tradição antiga. O que mudou, nos últimos anos, é a qualidade da carne que o brasileiro escolhe para trazer à mesa. A questão é que essa carne vem de fora e domina nosso mercado de topo, com uma lucratividade muito mais atrativa. Mas, e o nosso rebanho? Ficaremos de fora dessa?
Vamos analisar os fatos: o Brasil é um país tropical com maioria absoluta de gado de origem indiana. Esse rebanho apresenta inúmeras qualidades, mas, infelizmente, não carrega a predisposição genética para carne macia e suculenta. É preciso introduzi-la através da cruza, choque de sangue, com raças de origem europeia, tradicionalmente produtoras de carne nobre.
No grupo europeu, a seleção deve ainda apontar para uma raça que tenha pelagem curta, para suportar o calor tropical. Seja rústica, para enfrentar os carrapatos e dificuldades a campo, sem abrir mão da predisposição genética para produzir carne macia e suculenta, a mais rentável e cobiçada.
Há cerca de 30 anos um grupo visionário de criadores de Caracu, uma raça de origem centenária, iniciou um sério programa de melhoramento genético. Buscou a assessoria das principais fontes pesquisadoras do país: o Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR; a Embrapa Gado de Corte; o Geneplus; e mais recentemente, os marcadores moleculares no Igenety.
Esse trabalho dedicado mensurou os avanços e comprovou, com dados, que o Novo Caracu tem potencial para participar de cruzamentos no Brasil tropical, aumentando a produtividade dos rebanhos e incorporando maciez e suculência à carne da cruza (F1).
Assim, a mudança começa na mentalidade do pecuarista de corte, que deve assumir compromissos com os consumidores do seu produto, e não deixando isto, exclusivamente, a cargo das indústrias frigoríficas.
A preocupação com o animal, seu tamanho, rendimento de carcaça ou mesmo o modismo das raças, tirou o foco do produtor do mais importante: a carne.
Hoje se abre uma nova oportunidade de virada para todos os empreendedores que têm visão e coragem para inovar. O futuro promete, haja vista o presente.
Para saber mais sobre a raça e se aprofundar no assunto acesse as conexões abaixo:
http://abccaracu.com.br/index.php/Artigos/qualidadecarnegadocaracuavaliacaoodecarcaca.html
http://caracutopbrasil.com.br/
Receba nossos relatórios diários e gratuitos