A Scot Consultoria calcula periodicamente os índices referentes ao valor da venda da carne com osso, sem osso, subprodutos e derivados bovinos.
O
Equivalente Scot Carcaça é um indicador da receita obtida pelo frigorífico com a venda de carne com osso, couro, sebo e todos os miúdos, derivados e subprodutos bovinos. Representa o faturamento do frigorífico de mercado interno que não comercializa carne desossada, não inclui os custos.
Já o
Equivalente Scot Desossa é um indicador da receita obtida pelo frigorífico com a venda de carne sem osso, couro, sebo e todos os miúdos, derivados e subprodutos bovinos. É o índice que representa o faturamento do frigorífico de mercado interno que realiza a desossa, não considera os custos.
Os Equivalentes são calculados com base em preços públicos, mediante o levantamento de mercado da Scot Consultoria. A praça adotada como referência é São Paulo.
Em fevereiro, até o dia 19, o valor médio do Equivalente Scot Desossa estava mais baixo do que o Equivalente Scot Carcaça, o que nunca havia acontecido desde outubro de 2005, quando a Scot Consultoria começou este levantamento. Ou seja, no acumulado deste mês, o frigorífico recebeu mais pela venda da carne com osso do que sem. Lembrando que nesta conta não estão incluídos custos, apenas os preços dos produtos vendidos pelos frigoríficos.
A situação é decorrente do recuo dos preços da carne no atacado, reflexo da diminuição das vendas e ligeiro aumento da oferta. Além disso, o mercado de carne com osso está um pouco mais aquecido pois, em função da falta de boi gordo, muitos frigoríficos acabam adquirindo as carcaças para a industrialização da carne. (MGT)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>