Segundo informativo Money Morning, o Brasil ultrapassou a China no índice de mercado de capitais Mongan Stanley Capital International Global Emerging Markets (MSCI GEM).
O Índice MSCI GEM mede a disponibilidade de ações ao investidor e não o valor total de capitais das empresas cujos contratos estão em questão.
De acordo com o Financial Time, muitos corretores utilizam o Índice MSCI GEM como base para compor os portfolios de ações. Espera-se que, com isso, mais investimentos sejam direcionados ao Brasil.
A desaceleração da economia americana ou até mesmo uma recessão já foi uma ameaça bastante temida nas economias latino-americanas, pois estas eram extremamente dependentes dos Estados Unidos como mercado para suas exportações. Mas os Estados Unidos começaram a perder força sobre essas economias devido ao cenário de valorização dos preços commodities e também graças à diversificação da base de mercados consumidores de produtos desses Países.
Além disso, na América Latina, estão três das quatro moedas mais valorizadas frente ao dólar americano, sendo o real uma delas.
No ano passado o principal índice da bolsa de valores do Brasil subiu 71%, mais rápido que o da Índia. Isso sugere que os investidores internacionais estão atentos ao potencial do mercado brasileiro.
Desde o pico em outubro, os preços das ações chinesas caíram 28%. No mesmo período, as ações brasileiras valorizaram 4,5%.
O interesse maior é pelas ações das empresas Vale do Rio Doce e Petrobrás. (AA)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>