A safrinha de 2008 ainda promete algumas surpresas até o seu término, no final do primeiro semestre.
As previsões dos volumes das colheitas foram reajustadas para cima: a colheita da safra principal de milho é estimada em 37,5 milhões de toneladas, 1 milhão a mais que o ano passado. Já a safrinha reserva algumas surpresas.
O volume inicialmente estimado para a safrinha, de 16 milhões de toneladas, pode não vir a realizar-se, já que já são duas semanas de atraso no seu plantio.
O fenômeno climático La Niña não colabora com o andamento da colheita, que já está atrasada com relação ao ano anterior em, ao menos, 20%. Atraso no plantio e na colheita da safra de verão resulta em mais atraso no plantio da safrinha.
Produtores já se mostram receosos em investir na safrinha, primeiro pelo risco climático que aumenta a cada dia com o atraso provocado pelas chuvas durante a colheita, segundo pela volatilidade do mercado, que de meados de fevereiro a março os preços dos grãos já desvalorizaram, em média, 15%.
Piores condições climáticas aliadas ao “mau-humor” do mercado podem fazer com que produtores desistam da idéia de investir na safrinha. Os números finais podem reservar algumas surpresas ao mercado. (JA)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>