Recentemente ocorreu a entrada, não autorizada, de carregamentos de carne suína e de frango na Rússia, que tinham como destino o Cazaquistão e o Uzbequistão, através de um país fronteiriço. A carga era proveniente dos Estados Unidos e Canadá.
O Governo russo avisou sobre a possibilidade de interromper totalmente a importação de carnes da União Européia, caso ocorram incidentes semelhantes. A Rússia já suspendeu a importação de carnes da China, Canadá e Estados Unidos alegando a existência de epizootias nesses países.
Atualmente o mercado russo é de grande importância para o Brasil, considerando que a Rússia importa cerca de 17% do total de carne bovina in natura exportado, 58% de carne suína e 8% de carne de frango, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
O volume de carnes desossadas e com osso exportado pelo Brasil para a Rússia cresceu 93%, comparando o primeiro semestre de 2005 com 2004. A possível suspensão de importações da UE pela Rússia poderia favorecer ainda mais as exportações brasileiras. (LMA)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>