Mercado firme em todas as regiões, com 45% dos laticínios registrando retração na captação. De acordo com levantamento da Scot Consultoria, na média nacional, o preço do leite pago ao produtor em abril (produção de março) chegou a R$0,72/l, um reajuste de 4,93% em relação ao pagamento de março. Considerando os últimos três meses, o reajuste acumulado foi de 12,2%, em média. Proporcionalmente, esse aumento é maior do que aquele observado no mesmo período de 2007 (referente às produções de janeiro a março), que somou 11,2%.
Algumas empresas menores vêm apresentando dificuldades em acompanhar o ritmo de alta nos preços pagos aos produtores nos últimos meses. Dessa forma, apesar do cenário otimista, parte dos laticínios consultados (38%) fala em estabilidade para o próximo pagamento, a se realizar em meados de maio.
Porém, com todas as aquisições e investimentos que vêm ocorrendo no setor, a tendência é que a demanda por matéria-prima aumente, dando espaço para novos reajustes de preço.
Vale lembrar que, além dos preços, os custos de produção também estão subindo. Portanto, atenção redobrada na gestão do negócio. (CPT)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>