Segundo informações da Agência Estado, o JBS Banco, instituição financeira criada pelos acionistas do grupo JBS, vai emprestar cerca de R$100 milhões para os pecuaristas em seu primeiro ano de existência. Segundo o presidente do banco, 60% dos recursos serão emprestados aos pecuaristas na forma de Cédula de Produto Rural (CPR) e os 40% restantes serão financiados por meio de outros produtos como cheque especial e Notas do Produtor Rural (NPR).
A estratégia do JBS Banco é fidelizar cerca de 15 mil pecuaristas que fornecem gado para as unidades de abate do grupo. Segundo o presidente do grupo, o histórico de relacionamento que o frigorífico mantém com os pecuaristas permite que o banco tenha melhores referências que outras instituições financeiras e possa conceder um limite de crédito superior ao que o produtor conseguiria em outros bancos. Além disso, será possível fazer empréstimos e financiamentos com garantias que outros bancos geralmente não aceitam, como o boi, por exemplo.
Além de viabilizar a atividade de alguns produtores, mediante o empréstimo, o JBS Banco também irá permitir que a indústria amplie sua capacidade de abate. Essa é justamente a idéia da criação do Banco JBS: ajudar a manter e aumentar a capacidade de abate do frigorífico.
Fonte: Agência Estado. 13 de agosto de 2008. Adaptado por Scot Consultoria.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>