No mercado atacadista, considerando a média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, os preços dos lácteos subiram 0,6% na segunda quinzena de março, em relação à primeira metade do mês.
O grupo dos queijos e o requeijão foram os principais produtos que puxaram a alta, além do leite longa vida que teve valorização de 2,0% no período.
Desde a segunda quinzena de fevereiro o preço do leite longa vida subiu 11,9%.
A melhora do consumo em março, em relação ao primeiro bimestre do ano, colaborou com um cenário de preços mais firmes no atacado.
Ainda assim os preços estão menores que no mesmo período do ano passado e, do lado da demanda, não se espera grandes incrementos este ano, considerando o cenário econômico do país. O consumo de produtos lácteos de maior valor agregado deve ser mais afetado.
A expectativa para as cotações na primeira metade de abril é de mercado firme. Não estão descartadas altas de preços.
Existe, entretanto, uma forte pressão do varejo, com relação aos aumentos dos preços dos lácteos, alegando consumo fraco.
Assim, se os preços subirem, é possível que subam menos do que nas quinzenas anteriores.
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