De acordo com notícia veiculada na Agência Estado, ontem (dia 19), em reunião no Ministério da Agricultura, os integrantes da Câmara Setorial de Silvicultura defenderam a criação de um título com características específicas para o setor florestal.
A idéia é que o financiamento para os produtores seja liberado aos poucos, durante o processo de implantação dos projetos florestais, além de ter um prazo maior para o pagamento.
Hoje, os financiamentos disponíveis, Cédula de Produto Rural e Cédula de Crédito Bancário, são liberados de uma só vez, o que inviabiliza a contratação dos recursos, já que são necessários, em média, sete anos até que as florestas de eucalipto, por exemplo, comecem a produzir.
A boa notícia é que, segundo o coordenador-geral para Pecuária e Culturas Permanentes da Secretaria de Política Agrícola, o Ministério da Agricultura já está desenvolvendo esse novo título.
O setor florestal rende ao Brasil mais de US$30 bilhões por ano. De acordo com a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), o Brasil ocupa o sexto lugar na produção mundial de celulose, com 11,9 milhões de toneladas. (CMR)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>