O Governo promoverá, a partir de 27 de agosto, leilão de contrato de opção pública, com oferta de 200 mil toneladas de milho para o Mato Grosso. O preço será de R$14,28, com exercício em setembro, ou seja, quem adquirir o contrato receberá o pagamento no próximo mês.
Além disso, por meio da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) serão feitos leilões de compra de outras 200 mil toneladas, em quatro operações de 50 mil toneladas ao preço de R$14,28. O primeiro será em 29 de agosto.
Depois desses primeiros leilões, serão analisados os resultados e estabelecidas as datas para novas operações. As intervenções são feitas como apoio ao produtor rural, em razão do início da colheita da segunda safra de milho e também da volatilidade dos preços internacionais, que sinalizam tendência de queda nos preços recebidos pelos produtores.
O objetivo é garantir a renda dos produtores, ao mesmo tempo em que o Governo reforça os estoques de milho, para garantir o abastecimento nacional.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Adaptada pela Scot Consultoria. 22 de agosto de 2008.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>