Queda de preços. É a segunda semana seguida com desvalorizações. Na média geral, a carne é vendida por preços 0,4% menores que os registrados há um mês.
Não há estímulos para a venda nesta semana. A população está descapitalizada.
O anúncio de que a China retirou os embargos impostos à carne bovina, em função do caso atípico de BSE, não deve gerar impacto nos preços da carne bovina e, consequentemente, da arroba do boi gordo.
No último ano em que o Brasil enviou carne para aquele país, o total negociado representou 1,8% dos embarques do produto brasileiro in natura.
Considerando ainda que o comércio com outros países absorve aproximadamente 20% da produção nacional de carne, consumidor e pecuaristas não devem sentir nenhuma mudança na conjuntura com a abertura do mercado chinês.
Porém, para o setor é mais um reconhecimento da qualidade sanitária do rebanho bovino do país.
No mercado interno as projeções negativas para a economia vêm se confirmando.
No primeiro trimestre, segundo o Serasa Experian, a Economia Nacional encolheu 1,3%, pior desempenho desde 2009, ano em que praticamente todas as economias do mundo sofreram o efeito da crise econômica mundial.
O consumo doméstico deve seguir sentindo os efeitos do desempenho econômico.
Quer saber mais sobre o mercado do boi e carne bovina? Leve essas e outras informações para seu evento. Veja as possibilidades de palestras e treinamentos da Scot Consultoria: https://www.scotconsultoria.com.br/servicos./palestras/Palestras_Scot_Consultoria.pdf .
Receba nossos relatórios diários e gratuitos