O cenário para o médio prazo continua favorável para os agricultores. O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou o relatório World Agriculture Supply and Demand Estimates (WASDE), no qual diminuiu as previsões de produtividade das safras de milho e soja.
A queda na produtividade de milho foi de cerca de 3 sacas/hectare, valor suficiente para diminuir a produção norte-americana em 5,4 milhões de toneladas. O impacto dessa informação gerou resultado no preço: reajuste de 5% no pregão de sexta-feira.
O mesmo ocorreu para a soja. A retração na produtividade em cerca de meia saca por hectare causou uma diminuição de 1 milhão de toneladas, e o preço também sofreu reajuste de 2,3% na última sexta-feira.
Mais do que reajuste nos preços, o relatório mostrou a “fragilidade“ dos estoques finais e das previsões de produtividade. Além disso, mostram também que o cenário para 2009 será de preços bem acima da alta histórica, já que de acordo com as previsões, não será nessa safra que commodities agrícolas como milho e soja recuperarão seus estoques, mostrando a apertada oferta e a demanda ainda em alta. (JA)
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>