Jogi Humberto Oshiai é advogado, pós-graduado em Comércio Internacional e Política Internacional e diretor para o comércio da América Latina junto à União Européia do escritório de advogados europeus O’Connor and Company.
Em entrevista concedida à Scot Consultoria ele trata das questões mais pertinentes relativas ao acesso da carne brasileira à União Européia, da importância desse mercado, dos problemas de entendimento entre brasileiros e europeus e das novas exigências que podem surgir.
De acordo com Jogi H. Oshiai, “nossos clientes – os importadores europeus – são nossos aliados, ao contrário dos produtores europeus que são nossos concorrentes no mercado comunitário e também em terceiros mercados. Os produtores são extremamente organizados, seja a nível nacional ou no âmbito de Associações, Federações e Confederações européias, que dispõem de recursos financeiros e humanos com vistas a utilizar, inclusive, as falhas institucionais brasileiras para impor sua intransigência junto à Comissão Européia e ao Parlamento Europeu. Isso se faz por meio de lobby sofisticado, como o utilizado contra a carne bovina in natura brasileira que tinha acesso ao mercado comunitário sem atender completamente às exigências da UE”.
Para acessar a entrevista na íntegra, clique aqui.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>